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Os Pneus mais modernos eliminaram as câmaras de ar, passando a contar com uma carcaça reforçada por cordões de aço entrelaçados no sentido do raio, que caracteriza os pneus radiais. Este tipo de Pneu é reconhecido pelo termo “Tubeless”, que em inglês significa “sem tubo”, referindo-se a ausência da câmara de ar. Neste caso, a vedação é feita pela montagem da borda interna do Pneu sobre a superfície da roda.

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Se você é um motorista do tipo curioso e atento aos detalhes, já deve ter percebido a inscrição “Tubeless” na borda lateral do pneu do seu carro. Essa expressão refere-se a um dos maiores avanços quando falamos em pneumáticos, que é a eliminação da câmara de ar.

Se voltarmos ao final do século 19, veremos que as primeiras rodas de madeira logo evoluíram para um revestimento em borracha maciça que constituía os primórdios dos Pneus atuais. Com o passar do tempo, foi introduzido um tubo de borracha preenchido com ar, que logo ficou conhecida como câmara de ar, e seu objetivo era manter a pressão de enchimento do pneu, evitando sua deformação e melhorando o conforto ao rodar.

Este Pneu recebeu a denominação “Tube type”, que caracteriza o Pneu com Câmara. Nesse tipo de pneu é a câmara de ar, que quando inflada, dá sustentação a estrutura do pneu.

Os Pneus mais modernos eliminaram as câmaras de ar, passando a contar com uma carcaça reforçada por cordões de aço entrelaçados no sentido do raio, que caracteriza os pneus radiais. Este tipo de Pneu é reconhecido pelo termo “Tubeless”, que em inglês significa “sem tubo”, referindo-se a ausência da câmara de ar. Neste caso, a vedação é feita pela montagem da borda interna do Pneu sobre a superfície da roda.

Por contar com uma carcaça mais reforçada, os pneus tipo Tubeless possuem uma maior capacidade de resistir aos esforços causados por acelerações laterais, ações de compressão e centrifugação percebidas durante o movimento do veículo, melhorando a dirigibilidade.

Pneus Tubeless

Pneus Tubeless são pneus que não requerem uma câmara de ar. Pelo contrário, os desenhos tradicionais dos pneumáticos incluíam um tubo interior separado, o qual podia falhar por inúmeras razões, tais como: encaixe incorrecto no pneu; fricção entre a parede do pneu e o tubo interior, gerando aquecimento excessivo e causando uma ruptura.

O pneu Tubeless tem uma película interna impermeável e, juntamente com o bordo da jante, forma um selo hermético, sendo a válvula directamente montada na jante. Esta tecnologia afasta a necessidade da câmara de ar, incrementando assim a segurança.

Se um pneu Tubeless sofrer um furo, o ar escapa apenas pelo buraco, levando a uma suave perda de pressão do pneu. Ao contrário, uma câmara de ar poderia rebentar como um balão, levando a um rápido esvaziamento, o que poderia resultar numa repentina perda de controle do veículo. Uma camada isoladora líquida pode ser ainda adicionada aos pneus tubeless para prevenir a perda de pressão.
 
Hoje em dia todos os carros são vendidos com pneus destes, sendo já um padrão. Uma das peças que faz parte do equipamento é a válvula Tubeless, uma válvula especial que permite alcançar a pressão ideal para um pneu destes. Aos pneus Tubeless estão associadas jantes Tubeless, nas quais são montadas estas válvulas.
 
Com o passar do tempo as válvulas vão ficando ressequidas. Isto deve-se ao aquecimento da jante onde estão inseridas ou a outros agentes agressivos, como a urina dos cães. Se a peça estiver muito envelhecida pode separar-se da jante ou partir-se, caso a viatura raspe num passeio ou noutro obstáculo qualquer. Uma válvula envelhecida pode deixar escapar o ar através de fissuras, o que diminui a pressão do pneu, danificando-o desnecessáriamente. Por razões de segurança, é recomendado utilizar uma válvula nova na montagem de um pneu novo, ou seja, substituí-las sempre que se mudam os pneus ou de 3 em 3 anos.

 
 
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