ETIQUETA ECOLÓGICA EM NOVEMBRO

A nova etiqueta energética visa classificar as qualidades dos pneus em termos de consumo de combustível, indicando a resistência ao rolamento; de segurança, através da distância de travagem em molhado; e do conforto acústico, através da medida do ruído de rolamento, para melhor informar o consumidor na altura da compra. Esta classificação passa a ser obrigatória apenas para os pneus novos (para veículos ligeiros, comerciais e pesados). Existem três campos na etiqueta que virá apensa a qualquer pneu que seja transaccionado na UE, independentemente da sua proveniência. Eficiência energética, classificado de A a G, de acordo com a resistência ao rolamento e que pode resultar numa poupança de até 7,5% de combustível. O segundo campo é o da travagem em piso molhado, também classificado de A a G, que se pode traduzir numa diminuição de até 18 metros na travagem 80 km/h-0 km/h. O terceiro campo é o do ruído do rolamento, classificado através da representação das ondas sonoras e do valor absoluto em dB.

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Classificações de pneus da UE

As classificações de pneus da UE podem ajudá-lo a tomar decisões informadas ao seleccionar pneus. Funcionam de forma semelhante à classificações energéticas dos electrodomésticos.

Eficiência de combustível é uma forma de medir a resistência ao rolamento do pneu. Um pneu com baixa resistência ao rolamento é mais eficiente em temos de combustível, pois precisa de menos energia para rolar. A eficiência de combustível é classificada de A (classificação mais alta) a G (classificação mais baixa).

Como é classificada a eficiência de combustível?

A eficiência de combustível é classificada de A a G numa escala codificada por cores.
A (verde) = classificação de eficiência de combustível mais alta
G (vermelho) = classificação de eficiência de combustível mais baixa

A classificação D não é utilizada para veículos de passageiros.

Aderência em piso molhadoé uma medida da capacidade de travagem do pneu em piso molhado. A aderência em piso molhado é classificada de A (classificação mais alta) a F (classificação mais baixa).

Como é classificada a aderência em piso molhado?

A aderência em piso molhado é classificada de A a F:
A = classificação mais alta
F = classificação mais baixa

As classificações D e G não são utilizadas para veículos de passageiros.

O ruído gerado pelo pneu, medido em decibéis. As ondas de som pretas indicam a classe de ruído, de 1 (silencioso) a 3 (ruidoso).

O que a classificação de ruído da UE mede

A classificação de ruído da UE mede as emissões de ruído externo do pneu em decibéis.

Classe de ruído

Dado que muitas pessoas não estão familiarizadas com os valores em decibéis, a classe de ruído também é apresentada. Esta classifica o pneu em relação aos futuros limites europeus de ruído dos pneus.

  • 1 onda preta: Silencioso (3dB ou mais abaixo do futuro limite europeu)
  • 2 ondas pretas: Moderado (entre o futuro limite europeu e 3dB abaixo)
  • 3 ondas pretas: Ruidoso·(acima do futuro limite europeu)


Como descobrir as especificações dos seus pneus:

 

 

 

 1) Anote a largura do pneu - normalmente um número de três dígitos no inicio do tamanho do pneu, na lateral. 

 2) Em seguida, faça uma anotação do perfil do pneu - refere-se à altura da parede lateral do pneu com a proporção da largura do pneu.

 3) O terceiro elemento do tamanho do pneu é o diâmetro da roda - geralmente precedido por um "R".

 4) Encontre o Índice de Carga - por norma aparece logo após a medida e é representado por um número entre 20 e 120.

 5) Por último, encontre o Índice de Velocidade - geralmente o último elemento do tamanho do pneu, representado por uma letra.

Precisa de ajuda? Ligue para uma das nossas lojas, ficaremos felizes por poder ajudar-lhe.

 
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